Sistemas organizacionais
- São organizações que, desde o início do capitalismo, industrial, assumiram o formato de empresas.
- Assim, a gestão empresarial evoluiu ao longo de quatro momentos:
ERAS EMPRESARIAIS
- Era da produção em massa (1920-1949);
- Era da Eficiência (1950-1969);
- Era da Qualidade (1970-1989);
- Era da Competitividade (a partir de 1990).
ERA DA PRODUÇÃO EM MASSA (1920-1949)
Caracterizou-se pela produção em massa de bens sem qualquer preocupação com o cliente. A empresa determinava a especificação do produto, visando assegurar a padronização de processos na linha de montagem. Com isso, procurava atingir grandes volumes de produção para baixar o Custo.
ERA DA EFICIÊNCIA (1950-1969)
Caracterizou-se pela preocupação da empresa em controlar suas operações para obter produtividade. A ênfase era sobre o controle (orçamento, avaliação e outros procedimentos administrativos). A empresa continuava distante do cliente e se burocratizava crescentemente, voltando-se para dentro de si.
ERA DA QUALIDADE (1970-1989)
Caracterizou-se pela busca da satisfação do cliente, por meio da filosofia da melhoria contínua dos processos. Para tanto, desenvolveu-se a gestão por meio de equipes, visando motivar e comprometer as pessoas com os resultados.
ERA DA COMPETITIVIDADE (a partir de 1990)
Sua principal característica é a busca da sobrevivência da empresa numa economia cada vez mais globalizada, o que exigirá a concentração de seus esforços num foco de negócios específico em que a empresa será competitiva. As empresas deverão agregar à filosofia da qualidade, que já assimilaram na era anterior, a busca de parcerias com outras empresas e modelos de gestão mais avançados. Agora,
QUAL SERÁ A PRÓXIMA ERA?
ERA DO CAPITAL HUMANO
(emergente)
Quando a principal característica das empresas será a sua sobrevivência por meio da competência baseada no conhecimento, ou seja, nas pessoas. Ao capital físico e