Sistemas operacionais
O sistema operacional é um software situado entre o hardware e as aplicações para gerenciar todos os recursos do sistema (memória, processador, discos, impressoras, e outros dispositivos) de forma organizada e otimizada. É um software que habilita as aplicações a interagirem com o hardware de um computador.
É o primeiro programa que a maquina executa no momento em que é ligada e, a partir de então, não deixa de funcionar até que o computador seja desligado.
Ele reveza sua execução com a de outros programas , como se estivesse vigiando , controlando todo o processo computacional.
O software que contém os componentes centrais do sistema operacional é denominado de núcleo esse núcleo tem a responsabilidade de gerenciar os diversos recursos presentes no sistema operacional.
Os sistemas operacionais podem ser encontrados em dispositivos que vão de telefones celulares a automóveis e de computadores pessoas a computadores de grande porte .Na maioria desses sistemas , um usuário requisita ao computador para realizar uma ação (por exemplo , imprimir um documento) .Nestes casos , o sistema operacional gerencia o software e o hardware para produzir o resultado desejado.
O objetivo de um sistema operacional é fornecer uma plataforma operacional para que os usuários possam executar programas. Seu objetivo secundário é utilizar o hardware de forma eficaz e eficiente. Ele funciona como gerenciador de recursos e como maquina virtual (compatibilizando aplicações escritas para uma plataforma e que não funcionem em outra) integrando os componentes de hardware e criando uma única maquina abstrata .
O que o sistema operacional faz é gerenciar as particularidade de cada hardware e criar uma interface homogênea (genérica) para as aplicações a serem utilizadas .
2. DESENVOLVIMENTO
2.2 Tipos de sistemas operacionais
Os sistemas operacionais podem ser dos mais diversos tipos ou utilizados para os mais diversos fins. Alguns podem ser do mesmo (Windows, por