Sistemas Operacionais
Número da Turma:
Disciplina: Sistemas Operacionais
Professor:
Sistemas Distribuídos em Sistemas Operacionais.
Um sistema distribuído é um conjunto de computadores independentes que agregam o poder de vários componentes computacionais para executar uma única tarefa de modo colaborativo, coerente e transparente de forma que elas aparentam ser um único sistema e centralizado.
O sistema distribuído consiste em adicionar o poder de diversos computadores interligados por uma rede de computadores. A união desses diversos computadores tem como objetivo compartilhar a execução de tarefas.
O usuário vê o sistema como um ambiente virtual, e não como um conjunto de computadores interligados.
Existem dois tipos de sistemas distribuídos; os sistemas distribuídos síncronos e os assíncronos.
O sistema distribuído síncrono é aquele em que os seguintes intervalos estão definidos: o tempo para executar cada estágio do processo que se conheça o intervalo mínimo e máximo; cada mensagem transmitida no canal é recebida dentro do seu tempo mais longo; cada processo tem sua hora local, que é a variação média da hora certa do limite máximo conhecido.
Nos sistemas síncronos é possível usar o timeout para detectar a falha de um processo.
Os sistemas distribuídos síncronos podem ser construídos. O que é necessário é que os processos realizem atividades com recursos conhecidos para os quais podem ser garantidos uma velocidade do processador suficiente e capacidade de rede.
Os sistemas distribuídos assíncronos não permitem suposições (aproximações) de intervalos de tempo envolvido em uma execução. Muitos sistemas distribuídos, por exemplo a Internet, não são classificados como sistema síncrono. Por isso a necessidade de um modelo alternativo em que há limite de velocidade de execução de processos, atraso na transmissão da mensagem e oscilação do relógio.
Bibliografia: