Sistemas operacionais
Introdução a sistemas operacionais
Principal software instalado no computador e é responsável pala interação entre o hardware e os softwares, também responsável pela manipulação de arquivos, sendo as suas principais operações de arquivo o armazenamento, a criação, a cópia, a remoção e a atribuição. O sistema operacional é uma camada de software que opera entre o hardware e os programas aplicativos voltados ao usuário final. O sistema operacional é uma estrutura de software ampla, muitas vezes complexa, que incorpora aspectos de baixo nível (como drivers de dispositivos e gerência de memória física) e de alto nível (como programas utilitários e a própria interface gráfica).
Sistemas operacionais: uma visão geral
Os sistemas operacionais (OS, na sigla em inglês e SO, em português) são os softwares básicos de um computador. São eles que regulam as trocas de informação entre os componentes internos do computador, como a placa de vídeo, a memória RAM e o processador, os periféricos (impressoras, câmeras digitais) e os outros programas que rodam sobre o SO, chamados de aplicativos.
O SO de um computador pode ser comparado com os alicerces de uma construção: não determinam o uso final do produto, mas condicionam uma série de características, possibilidades e limitações. Entre as características mais marcantes de um sistema operacional está a interface com o usuário.
Todo equipamento que possua uma interface gráfica, aceite outros programas e maneje hardware interno ou externo tem um SO, apesar de nem sempre isso ser notado.
Aparelhos de TV via satélite digitais, telefones celulares, computadores de mão, servidores de Internet e outros têm seus próprios sistemas operacionais ou equivalentes.
Hardware e Software
Hardware é a parte física