Sistemas Operacionais
Ubuntu
História
A distro Ubuntu foi criada em 2004 pela Canonical, ou seja, por Mark Shuttleworh, um empreendedor Sul-Africano de sucesso. Que reconhecia o poder do Linux e do Código Aberto, porém sabia que o sistema tinha fraquezas no uso, se tornando mais difícil de usar, comparado ao eterno rival Windows.
A Canonical pretendia resolver a carência da usabilidade no mundo Linux e promover um sistema que fosse fácil e prático para qualquer usuário, conseguindo competir com outros sistemas operacionais mais populares.
O Ubuntu é um Fork da distro Debian, e Shuttleworth usando seus próprios fundos, distribuia adevisos e cds prensados com o Ubuntu sem nenhum custo para o usuário final. Rapidamente o Ubuntu se tornou uma distro linux extremamente prática e conhecida na comunidade.
Em 2010, cerca de 2% dos computadores do mundo, continham o sistema Ubuntu, e atualmente essa Distro é a 3 mais instalada e baixada (segundo dados do DistroWatch.
Além da facilidade e praticidade sempre focada dessa Distro, a Canonical cada vez mais investe em outros ramos, primeiramente com outras distros baseadas no Ubuntu, por exemplo, o Ubuntu usava o GNOME como ambiente gráfico padrão, então foi criado o Kubuntu (KDE), Xubuntu (XFCE), Lubuntu (LXDE), dentre outras ramificações, mas nada impede de você usar o Ubuntu e instalar outro ambiente gráfico. Vale ressaltar que o Ubuntu padrão usa o Ambiente Unity, porém você pode instalar o GNOME, ou até personalizar com outros aplicativos.
A Canonical, analisando o potencial conseguido pelo Ubuntu, começou a investir em outras tecnologias como nuvem (Ubuntu Cloud), e o atual Ubuntu for Phones (Sistema operacional para Smartphones), e continuou investindo em Servidores.
Principal aplicação
Burótica
Evolution é o cliente de e-mail instalado no Ubuntu. Ele também permite a gestão das tarefas e tem um calendário que pode servir como agenda. No seu lançamento, em primeiro lugar, você será solicitado a criar uma conta. Se você