Sistemas Operacionais
Introdução
Programas computacionais (ou software) constituem o elo entre o aparato eletrônico (ou Hardware) e o ser humano. Tal elo se faz necessário dada a discrepância entre o tipo de Informação manipulada pelo homem e pela máquina. A máquina opera com cadeias de códigos Binários enquanto o homem opera com estruturas mais abstratas como conjuntos, arquivos, algoritmos, etc .
Programas computacionais podem ser classificados em dois grandes grupos:
software de sistema, que manipulam a operação do computador;
programas aplicativos, que resolvem problemas para o usuário.
O mais importante dos softwares de sistema é o sistema operacional, que controla todos os recursos do computador e proporciona a base de sustentação para a execução de programas aplicativos.
1.1 O que é um Sistema Operacional?
A maioria de usuários de computador têm alguma experiência com sistemas operacionais, mas é difícil definir precisamente o que é um sistema operacional. Parte do problema decorredo fato do sistema operacional realizar duas funções básicas que, dependendo do ponto de vista abordado, uma se destaca sobre a outra. Estas funções são descritas a seguir.
O Sistema Operacional como uma Máquina Virtual
A arquitetura da maioria dos computadores no nível da linguagem de máquina é primitiva e difícil de programar, especialmente para operações de entrada e saída. É preferível para um programador trabalhar com abstrações de mais alto nível onde detalhes de implementação das abstrações não são visíveis. No caso de discos, por exemplo, uma abstração típica é que estes armazenam uma coleção de arquivos identificados por nomes simbólicos. O programa que esconde os detalhes de implementação das abstrações é o sistema operacional. A abstração apresentada ao usuário pelo sistema operacional é simples e mais fácil de usar que o hardware original. Nesta visão, a função do sistema operacional é apresentada ao usuário como uma máquina estendida ou máquina virtual que é