sistemas operacionais
Prof. Ewalter Costa Alves
Faculdade de Computação de Montes Claros
Sistema Operacional
Uma visão bastante comum do sistema operacional é aquela que encara este software como uma extensão da máquina, fornecendo mais serviços para os aplicativos e outros programas básicos. Além disso, o sistema operacional pode ser considerado também um administrador e fornecedor de recursos
(incluindo serviços). Ele cuida de todos os recursos que estão disponíveis no computador, permitindo ao usuário utilizar a máquina (hardware + SO) de maneira amigável. Isso é fundamental em qualquer máquina, tornando-se mais crítico naquelas que permitem mais de um usuário ao mesmo tempo.
Evolução dos Sistemas Operacionais:
Primeira Geração - Em 1953 surgiu o primeiro sistema operacional.
Desenvolvido pela GM Laboratories, ele foi desenvolvido para um computador
IBM modelo 701. Os primeiros sistemas eram voltados para o processamento em batchs (lotes). O sistema operacional era responsável pela entrada de um programa e saída de outro.
Segunda Geração - O principal objetivo era terminar o maior número de processos por unidade de tempo, aumentando o desempenho de um sistema de computador. Apareceu também nesta geração, o conceito de dispositivo independente. Nos sistemas da primeira geração, o usuário que precisasse escrever dados em uma fita, deveria referenciar, no seu programa, especificamente qual fita ele desejava. Na segunda geração, o usuário deveria apenas referenciar a necessidade de uma fita. O sistema, então, ficaria responsável por reservar uma fita disponível para ele.
Terceira Geração - Eram sistemas grandes e caros, suportavam simultaneamente o processamento batch, time-sharing, tempo-real e multiprocessado. Obs.: Sistema de multiprogramação com três tarefas na memória.
1
Quarta Geração - os sistemas operacionais para redes de computadores
Transferencia de informação entre computadores interconectados, modelo