Sistemas Operacionais
Sumario
Conceitos Basicos
Capitulo 01: Visão Geral
Capitulo 02: Conceitos de Hardware e Software
Capitulo 03: Concorrencia
Capitulo 04: Estrutura do Sistema Operacional
Capitulo 05: Processos
Capitulo 06: Thread
VISÃO GERAL
Introdução:
Sistema Operacional não passa de um conjunto de instruções executadas pelo processador. Tem por função controlar a parte funcional de um computador, gerenciando o compartilhamento e a utilização dos seus vários recursos, como memórias, processadores e dispositivos de entrada e saída.
Sem o Sistema Operacional, o usuário deveria ter profundo conhecimento do computador para assim poder interagir com o mesmo. Aumentaria a possibilidade de erros e um trabalho lento.
A diferença entre um Sistema Operacional e aplicações convencionais é o jeito como as rotinas são executadas em função do tempo. O Sistema Operacional não tem início, meio e fim como as aplicações.
Dependem de eventos assíncronos. Pode ser chamado também de Programa monitor, Executivo, supervisor ou
Controlador.
Funções Básicas:
Facilitam o acesso aos recursos dos sistemas, ao utilizar o dispositivo de computador ou de um sistema, como impressora, discos, etc.; não importamos com seus detalhes, apenas com sua leitura ou gravação. Pode parecer simples a leitura de um arquivo, mas esta função inclui vários mecanismos controlados pelo sistema operacional, servindo como uma interprete entre os recursos aos usuários, deixando mais simples, tornando um trabalho livre de erro, chamado de maquina virtual, este conceito esta presente na maquina dos sistemas modernos.
Engana se quem pensa que compiladores, e depuradores e outros programas aos sistemas operacionais, estes são apenas recursos utilitários que facilitam o usuário.
Compartilhamento
Tipos de Sistemas Operacionais
Os tipos de Sistemas Operacionais e sua evolução estão relacionados diretamente com a evolução do hardware e das aplicações