Sistemas Operacionais
Alunos: Elvis Cristian de Souza Somente
1) Escalonamento de processos é um método do S.O. de distribuir o tempo de CPU entre vários processos, o escalonador é responsável por escolher qual processo irá ser processado, essa escolha pode ser influenciada pelo tempo de chegada, tempo de execução ou prioridade do processo.
2) Os principais critérios utilizados são justamente o tempo de chegada do processo, no caso do escalonamento FIFO, o primeiro que chega é o primeiro a ser executado, ou o tempo de execução, que é o caso do escalonamento SJF, ou a prioridade do processo.
3) Tempo de processador é o tempo que um processo leva para ser completamente executado; Espera é o tempo total que um processo ficou pronto esperando para entrar na CPU; turnaround é o tempo desde quando o processo inicia até o seu término; e resposta ´e
4) Em um escalonador não-preemptivo não existe troca de contexto, ou seja, o processador é dedicado a um processo com vez, quando um processo entra em execução o próximo só entra quando este terminar. Já em um escalonador preemptivo existe a troca de contexto, então, ao entrar um processo no CPU, ele pode ser interrompido para passar a vez à outro processo.
5) No escalonamento circular é considerado o quantum (tempo de processador) para realizar a troca de contexto. Um processo pode permanecer por vez por no máximo uma fatia de tempo no processador. No escalonamento FIFO isso não é considerado, é considerado apenas a ordem em que os processos são criados, ou seja, o primeiro criado é o primeiro a ser executado.
6) O escalonamento SJF é não-preemptivo e considera o tempo de execução restante de cada processo, ele escolhe o que usará menos tempo para ser executado. Uma dificuldade em implementar esse escalonamento é o fato de nem sempre ser possível determinar quanto tempo um processo precisará para ser executado. Já o escalonamento por prioridade, que também é preemptivo, associa a cada processo sua