Sistemas Operacionais
O sistema operacional é uma camada de software colocada sobre o hardware para gerenciar todos os componentes do sistema (processadores, memória, discos, interface de rede, entre outros) de maneira otimizada. O sistema operacional busca oferecer uma interface mais amigável aos usuários em relação às operações associadas a cada componente da máquina. É um programa que atua como intermediário entre o usuário e o hardware de um computador.
O propósito de um sistema operacional é oferecer um ambiente na qual os usuários possam executar programas. O principal objetivo de um sistema operacional é, portanto, tornar o uso do sistema de computação conveniente. Uma meta secundária é usar o hardware de forma eficiente. 1
1 LINUX
Linux é ao mesmo tempo um kernel (ou núcleo) e o sistema operacional que roda sobre ele, dependendo do contexto em que você encontrar a referência. O kernel Linux foi criado em 1991 por Linus Torvalds, então um estudante finlandês, e hoje é mantido por uma comunidade mundial de desenvolvedores (que inclui programadores individuais e empresas como a IBM, a HP e a Hitachi), coordenada pelo mesmo Linus, agora um desenvolvedor reconhecido mundialmente e mais representativo integrante da Linux Foundation.
1.1 ARQUITETURAS DO SISTEMA LINUX
A Arquitetura de Computadores é o projeto conceitual e fundamental da estrutura operacional de um sistema computacional. Ela é o estudo dos requisitos necessários para que um computador funcione e de como organizar os diversos componentes para obter melhores desempenhos.
1.1.1 Microkernel:
Uma porção mínima de código responsável por atividades básicas, sendo os demais recursos providos por servidores localizados em espaço de usuário; facilita a programação e aumenta a segurança, uma vez que há menos código dependente de hardware e em modo kernel. (Figuras 1 e 2)
É fruto do resultado da tendência de um núcleo de um sistema operacional se tornar o