Sistemas operacionais
1) O que era a máquina Z3? Onde foi fabricada?
R: O computador Z3 foi a primeira máquina de computação totalmente automática e programável do mundo, criado em 1941 pelo alemão Konrad Zuse. Foi utilizado pelo Instituto de pesquisa aeronáutica alemão a fim de realizar análises estatísticas em projetos de asas de novas aeronaves.
Sua construção se deu durante a segunda guerra mundial e tinha como objetivo a codificação de mensagens, por uma equipe de 15 pessoas em um anexo da fábrica de aviões Henschel. Tinha uma memória que armazenava 64 números de 22bits. Seus cálculos eram realizados em aritmética binária de ponto flutuante e já calculava raízes quadradas e realizava uma multiplicação em cerca de 5 segundos. Foi a primeira máquina de calcular com controle automático de operações. Foi destruído, junto com a casa de Zuse, em Berlim, por um bombardeio.
2) Quem era Pingala? Qual o seu invento e em que época?
R: Pingala é um antigo matemático indiano, famoso por sua obra, o Chandas shastra, um tratado sânscrito sobre prosódia considerado parte do Vedanga.
Na tradição literária indiana, Pingala é identificado como o irmão mais novo do Panini, o grande gramático do século V a.C. Outras tradições o identificam com Patanjali, o autor do Mahabhashya.
Mylius (1983:68) considera o Chandas-shastra "muito posterior" no corpo Vedanga. Isso o colocaria próximo à Era Comum, provavelmente pós-datando os tempos mauryas (R. Hall, Mathematics of Poetry, tem "c. 200 a.C.").
O shastra é dividido em oito capítulos. Foi editado por Weber (1863). Está na transição entre a métrica védica e a métrica clássica dos épicos sânscritos. O matemático do século X, Halayudha, o comentou e expandiu. Pingala apresenta a primeira descrição conhecido de um sistema numérico binário. Ele descreveu o sistema numérico binário em conexão à listagem das métricas védicas com sílabas longas e curtas. A sua discussão sobre a combinação de métrica corresponde ao teorema