Sistemas operacionais
* Sistema Batch. (ok)
* Sistema de Tempo Compartilhado
Permite que diversas tarefas sejam executadas a partir da divisão do tempo do processamento em pequenos intervalos (time-slice).
Caso o time-slice não seja suficiente para execução completa de um processo, ele é interrompido, vai para o final da fila dos processamentos e aguarda nova fatia de time-slice.
Também são chamados de sistemas on-line quando, um sistema de tempo compartilhado cria vários ambientes de trabalho para usuários distintos, dando a impressão de estar integralmente dedicado a cada um deles.
* Sistema de Tempo Real
O tempo de resposta obedece a limites rígidos, o programa utiliza o processador pelo tempo que for necessário ou até que apareça outro programa ainda mais prioritário.
Não tem time-slice.
Existe compartilhamento de processador de memória. Ex.: suspensão ativa de fórmula 1, refinaria de petróleo, injeção eletrônica.
2. Sistemas com Múltiplos processadores (também chamados de multi-processados)
* Características: Possui duas ou mais UCPs interligadas e trabalhando em conjunto com a mesma finalidade.
Obs.: Vários programas podem ser executados simultaneamente um em cada processador ou um único programa pode ser fracionado em partes (threads) que são executados simultaneamente.
* Escalabilidade: É a capacidade de ampliar o poder computacional de um sistema, apenas, adicionando novos processadores a configuração.
Obs.: Em um sistema monoprocessado seria necessário alterar a configuração.
* Disponibilidade: É a capacidade do sistema de continuar disponível (em operação), mesmo em caso de falha de um dos processadores, os demais processadores assumem o trabalho.
* Balanceamento de Carga: É a possibilidade de distribuir o processamento entre os processadores a partir de uma determinada carga de trabalho recebida.
3. Sistemas Fortemente Acoplados (Sistemas Tightl