Sistemas operacionais
Algumas vezes quando precisamos guardar algumas informações picadas, como pacotes de dados de sockets ou audio, criamos uma lista encadeada que controla toda a informação sequencialmente e prove uma navegação nos dados guardados somente caminhando para frente ou para traz.
A estrutura de uma lista encadeada se divide em 2ª principais variáveis: Data(dados) e Next(ou Prior – Próximo ou Anterior – quando necessário), para cada item no seu encadeamento possue um dado(Ponteiro, valor ou alguma coisa que precisa guardar) e a referência para o próximo item ou anterior na lista. Lista encadeada não disponibiliza acesso direto os items, então você não poderá acessar um item sem navegar-nos outros. Uma lista encadeada pode ser aperfeiçoada mas o principal objetivo é disponibilizar uma lista de capacidade quase infinita com a melhor performance do que outras técnicas.
Como você sabe, lista encadeadas não guardam índices para os itens(não tem acesso direto) e isso evita processos de reindexação(reorganização de índices) que consomem um grande tempo quando se tem uma lista grande de itens. Quando precisa-se remover um item de uma lista encadeada, você precisa de fazer a primeira melhoria na estrutura de encadeamento para segurar o item anterior e o próximo para cada item que tenha, e isso prove para você um caminho confortável para manipular os itens sem ter que escrever um monte de códigos e variáveis.
Uma lista de lotes da memória indica quais estão ocupados com processos e quais são áreas livres. Como a lista é encadeada, cada elemento além das informações sobre sua partição da memória também aponta para a próxima área. É como se pegássemos um bloco de notas e descrevêssemos cada cômodo de nossa casa em uma das folhas informando quem está no cômodo e realizando qual