Sistemas Operacionais
Marcelo Reis Silva.
1- Em alguns casos pode ocorrer a seguinte situação: um processo solicita um determinado recurso e este não está disponível no momento. Quando isso acontece o processo entra para o estado de espera (bloqueado). Em algumas situações é possível que estes processos nunca mais mudem de estado, pois os recursos que eles necessitam podem estar sendo mantidos por outros processos em espera. Essa situação é chamada de deadlock ou impasses.
2- Com estas estratégias sendo adotadas nos processos evitará que um processo fique preso aguardando algum recurso dando uma resposta mais rápida evitando acumulo de processos. As deadlocks podem ser evitadas se certas informações sobre os processos estiverem disponíveis antes da alocação dos recursos. Para cada requisição de recurso, o sistema então avalia se garantir o recurso solicitado significa deixar o sistema num estado inseguro, que poderia resultar em deadlock. Desse modo, o sistema só vai garantir requisições que levem a estados seguros. Para o sistema ser capaz de descobrir se o próximo estado será seguro ou não, a qualquer momento ele precisa saber de antemão o número e tipo de recursos existentes, disponíveis e requisitados. 3- Algorítimo do Banqueiro ( Dijkstra-1965 ) - Esse algorítmo exige que todos os processos informem o número máximo de cada tipo de recurso necessário a sua execução, sendo assim possível definir, o estado de alocação de um recurso, número de recursos alocados e disponíveis, o número máximo de processos que necessitem desses recursos, o problema é que necessita a definição do número fixo de processos ativos e recursos disponíveis.
4- Por haver a possibilidade de correção. Deadlock do sistema pode ser estudado usando um modelo representativo do estado da distribuição dos recursos dos componentes do sistema. Isto pode ser feito modelando estado do sistema em qualquer momento, analisando então quais são estados de Deadlock. Dado a existência de tal