Sistemas operacionais
Ciência da computação - Sistemas Operacionais - 1°período noite
Professora Aline
R.A. 3776755361 Natalia Silva Torgano
Exercícios do capitulo 5
Niterói, 09 de Abril de 2012.
1. Defina o Conceito de processo. Conjunto necessário de informações para que o sistema operacional implemente a concorrência de programas.
2. Quais partes compõem um processo? Contexto de software, conceito de hardware e espaço de endereçamento.
3. O que é o contexto de hardware de um processo e como é a implementação da troca de contexto? Armazenamento do conteúdo dos registradores gerais da UCP, além dos registradores de uso específico, como program counter (PC), stack pointer (SP) e registrador de status. Quando um processo está em execução, o seu contexto de hardware está armazenado nos registradores do processador. No momento em que o processo perde a utilização da UCP, o sistema salva as informações no contexto de hardware do processo. Isto é fundamental para a implementação dos sistemas multiprogramáveis, onde os processos se alternam na utilização da UCP, podendo ser interrompidos e, posteriormente, restaurados. O SO gerencia a mudança de contexto, base para a implementação da concorrência, que consiste em salvar o conteúdo dos registradores do processo que será deixado a UCP e carrega-lo com os valores referentes ao do novo processo que será executado.
4. Qual a função do contexto de software? Exemplifique cada grupo de informação. O contexto de software é conhecido por determinar os limites dos recursos que cada processo pode alocar, sendo gerenciado pelo administrador do sistema, outras informações são geradas dinamicamente ao longo da execução do processo, que é composto de três grupos de informação, Identificação, quotas e privilégios. Identificação – Todo processo criado pelo sistema recebe um PID (Identificação do processo), através deste numero o SO e outros processos podem fazer alterações