Sistemas operacionais online
Tópicos abordados
* Conceito. * Levantamento de Sistemas operacionais online. * Como funcionam essas aplicações? * Que tipo de funcionalidades são implementadas? * É possível instalar novos aplicativos? * Comparação de um SO tradicional com um online, vantagens e desvantagens.
O conceito
“O conceito de computação em nuvem (em inglês, cloud computing) refere-se à utilização da memória e das capacidades de armazenamento e cálculo de computadores e servidores compartilhados e interligados por meio da Internet, seguindo o princípio da computação em grade. [1]
O armazenamento de dados é feito em serviços que poderão ser acessados de qualquer lugar do mundo, a qualquer hora, não havendo necessidade de instalação de programas x ou de armazenar dados. O acesso a programas, serviços e arquivos é remoto, através da Internet - daí a alusão à nuvem. [2] O uso desse modelo (ambiente) é mais viável do que o uso de unidades físicas. [3]
Num sistema operacional disponível na Internet, a partir de qualquer computador e em qualquer lugar, pode-se ter acesso a informações, arquivos e programas num sistema único, independente de plataforma. O requisito mínimo é um computador compatível com os recursos disponíveis na Internet. O PC torna-se apenas um chip ligado à Internet — a "grande nuvem" de computadores — sendo necessários somente os dispositivos de entrada (teclado, mouse) e saída (monitor)”
Fonte: Wikipédia
A Internet evoluiu ao ponto de nos permitir interagir quase que unicamente por ela, as junções de serviços diversificados acabaram por estabelecer um novo padrão para o usuário que deseja desfrutar de uma nova forma de utilização de seus dados particulares (documentos, musicas, etc).
Surgiu-se o conceito de computação em nuvem e com ela os sistemas operacionais online, que são nada mais do que aplicações baseadas em scripts web e que atendem as necessidades do usuário que deseja ter um “computador”online.
Com o surgimento dessas