Sistemas Operacionais Modernos - Resolução capítulo 1
2- multiprogramação foi uma forma de utilizar o tempo ocioso da CPU na execução de um processo, mantendo vários jobs em memória enquanto um processo aguardava algum procedimento de E/S, a CPU utilizava o tempo de espera deste processo para executar outros jobs durante este tempo de ociosidade da CPU, fazendo com que ela ficasse ocupada quase 100% do tempo.
3- Spooling é o método de armazenamento de dados em uma área de trabalho compartilhada, chamada buffer, onde outros programas podem acessar esses dados posteriormente. Esta técnica é útil quando há dois dispositivos com velocidades distintas se comunicando de alguma forma. Sim, inclusive, esta técnica é muito usada nas impressoras, por exemplo, onde é utilizado o spooling para criar um buffer de impressões, visto que a velocidade da impressora é muito menor que a do computador, que envia os jobs para a impressora, estes jobs ficam armazenados em um buffer, possibilitando que o computador envie várias impressões para a impressora mesmo antes de terminar a impressão atual.
4- Sem o acesso direto à memória não era possível a divisão dos processos em jobs, armazenados em memória, ou seja, impossibilitava o armazenamento de processos para acessos porsteriores, obrigando a CPU a executar completamente um processo, para assim iniciar outro, trazendo um grande desperdício de processamento, visto que a CPU não poderia executar outros processos armazenados em memória durante o período de espera do processo em execução.
5- Porque, embora já existisse esse conceito de compartilhamento de tempo, ele não foi popularizado por não existir a proteção necessária no hardware para separar processos de usuário.
6- (a), (c) e (d)
7- Mainframes possuem sistemas operacionais para computadores de grande porte, que são programados para a execução de muitos jobs com processamento simultâneo, tendo necessidade