Sistemas operacionais forte e fracamente acoplados
Lorena Nayá Nascimento Araújo
Instituto de Tecnologia (ITEC) – Universidade Federal do Pará (UFPA)
Faculdade de Engenharia da Computação e Telecomunicações (FCT)
Belém – Pará – Brasil lorena.araujo@itec.ufpa.br Resumo: No intuito de nos aprofundarmos nos conceitos e características dos sistemas operacionais, propomos aqui um breve estudo em relação ao tema. Com foco em sistemas multiprocessados mais especificamente em relação a sistema fortemente e fracamente acoplados, teremos aqui uma breve descrição do assunto e mostraremos suas principais características, além de alguns exemplos para o um melhor entendimento a cerca do assunto.
1. Definição
Um sistema é dito multiprocessado quando um ou mais processadores tem por objetivo concluir uma tarefa em comum, permitindo assim que vários programas sejam executados em paralelo ou que tenham duas ou mais instruções executadas em paralelo.
Dependendo da maneira na qual o multiprocessamento ocorre podemos classifica-lo como fortemente ou fracamente acoplado, vale ressaltar que esta classificação está relacionada à forma de comunicação entre esses múltiplos processadores.
2. Sistemas Fortemente Acoplados
Podemos classificar como um sistema fortemente acoplado, os sistemas na qual existe um paralelismo no processamento causando um aumento da capacidade de processamento, há também um compartilhamento de memória e de periféricos. Outro fato notável é sua tolerância a falhas, ou seja, se um processador parar de funcionar, o outro continua funcionando.
Por sua vez, podemos dividir o sistema fortemente acoplado em: Sistemas simétricos e assimétricos. 2.1 Sistemas simétricos.
Como o próprio nome diz há aqui uma simetria, ou seja, uma forma de paralelismo, onde um grupo de processadores trabalha em conjunto compartilhando uma única memória através de um único barramento. Isso torna possível que qualquer processador execute parte do processo.