sistemas operacionais cap 3
Porque a interrupção serve para avisar o processador que detarminada tarefa feita pelos dispositivos de E/S foi concluida e o processador deve dar andamento a este processo, não o deixando ocioso e com isso aumentando o desempenho do computador.
Uma interrupção é quando um agente esterno interrompe uma determinada tarefa para executar a dele e depois volta para tarefa anterior, já a exeção é quando o proprio programa interrompe sua execução para localizar algum complemento fora deste programa.
Um evento é síncrono quando é resultado direto da execuçao do programa corrente. tais eventos sao previsiveis e, por definição, só pode ocorrer um unico de cada vez, o assíncrono já não tem relação a instrução do programa corrente, por tanto são imprevisiveis e podem ocorrer múltiplas vezes de forma simultânea. a exeção é gerada por um evento sincrono e a interrupção é gerada por um ou mais eventos assíncronos.
Exemplo de exeção é um reset, erro de endereçamento, execução passo a passo, execução de instrução ilegal, emulação etc.
A vantagem é que a E/S po interrupção trabalhava da seguinte forma, o processador mandava a tarefa para o dispositivo de E/S e ficava livre para realizar os outros processos e quando o dispositivo de E/S terminava o controlador avisava o processador para que ele desse andamento ao processo, ja a tecnica de polling o processador enviava o processo para o dispositivo de E/S e de tempos em tempos o processador ia ate o dispositivo e testava