Sistemas Operacionais Cap 01
Se não existisse o Sistema Operacional, o usuário, para poder manipular o computador ou qualquer Sistema Computacional, deveria conhecer os diversos detalhes de hardware (tarefa árdua), o que tornaria o seu trabalho mais cansativo, lento e impróprio, sem considerar a grande quantidade de problemas e erros nos resultados obtidos.
2. Defina Sistemas Operacionais, procurando abordar os dois pontos de vista.
O Sistema Operacional como uma Máquina estendida;
O Sistema Operacional aparece como o programa que esconde do usuário a complexidade do hardware e apresenta uma visão fácil e simples para as operações sobre os dispositivos.
O Sistema Operacional como gerenciador de recursos.
Por outro lado, o Sistema Computacional é composto de uma série de recursos, no qual podemos enumerar: processadores, memórias, discos, mouses, teclados, impressoras, placas de rede e uma infinidade de dispositivos em geral. Dessa forma, o Sistema Operacional aparece como sendo o responsável por organizar e alocar de forma ordenada todos esses recursos disponíveis.
3. De forma sistemática descreva o histórico dos Sistemas Operacionais, abordando termos como sistemas em lotes, multiprogramação e multiusuários.
Para executar uma atividade, o programador escrevia o seu programa, inicialmente, em um papel , e transformava este em cartões perfurados. Os cartões eram carregados em fitas magnéticas, que eram lidas pelo computador, que executava um programa de cada vez, gravando o resultado do processamento em uma fita de saída. Esse tipo de processamento, ficou conhecido como processamento em lotes ou processamento em batch. A multiprogamação surgiu na terceira geração, consistia em dividir a memória em várias partições a fim de permitir que várias tarefas sejam carregadas em cada partição. Enquanto uma tarefa esperava alguma operação de Entrada ou Saída, outra tarefa poderia usar o processador (CPU). Na quarta geração surgiu a