Sistemas Nervosos
O organismo dos seres pluricelulares é constituido por varios sistemas de orgaos. Cada sistema de orgao tem funcoes especias. Estas funcoes tem de se procesar de forma coordenada, para que os orgaos desemvolvam as suas actividades nessecarias a vida.
Funcoes de um sistema nervoso
Recepcao de informacoes do ambiente ou do proprio corpo atravez de inpulsos nervosos que chegam aos centros nervosos. Coorddenacao do funcionamento dos orgaos atraves da associacao de informacoes de diferentes centros nervosos, interpretando-as.
Armazenamento de informacoes adquiridas (memoria).
Producao e emicao de respostas as informacoes do ambiente ou do proprio corpo a partir de centros nervosos por intermedio de impulsos nervosos.
Garantia de homeostase.
Comparacao dos sistemas nervosos
Sistema nervosos em invertebrados
Os animais com sistema nervososo mais sinples são os celenterados, que possuem sistema nervoso difuso. As celulas nervosas deste sistema estao espalhadas homogeneamente por todo o corpo do animal e não há nenhum orgao centralizador do comtrole nervoso.
Nos plantelmintes, o sistema nervoso é constituido por dois ganglios cerebrais na regiao anterior do corpo, dos quais parte para a regiao posterior, dos cordoes nervosos em que há ganglios menores. Essa organizacao tambem é observada em anelidos, moluscus e artropodes. O sistema nervoso assim organizado é designado sistema nervoso ganglionar.
Sistema nervoso em vertebrados
Nos vertebrados a maioria das celulas nervosas localizam-se na cabeca, formando o encefalo que se liga a medula esfinal. Esta percorre a regiao dorsal do animal.
O encefalo e a medula esfinal formam o sistema nervoso central ligado as diversas partes do corpo atravez do sistema nervoso periferico constituido pelos nervos e gamglios nervoso.
Os neurónios são células muito especializadas que apresentam um ou mais prolongamentos, ao longo dos quais se desloca um sinal eléctrico. Podem ser classificados, com base no sentido em que