Sistemas Logisticas
Unidade 1 – Evolução e Estratégias em Logística
1 EVOLUÇÃO DA LOGÍSTICA
Desde o início da organização humana, a logística se fez presente e, portanto, não se trata de uma nova abordagem gerencial, porém, ela só passou a ser entendida como uma atividade distinta a partir do Século XX pelas organizações militares e somente a partir do ano de 1945 pelas organizações empresariais. A partir deste momento, as empresas passaram a se engajar continuamente em atividades de suprimento, armazenamento, transporte e distribuição com vistas ao desenvolvimento coordenado destas atividades logísticas, ao invés de buscar gerenciá-las separadamente. 1.1 A LOGÍSTICA NA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
A Revolução Industrial iniciou-se na Inglaterra no século XIII, um marco da história humana para seu desenvolvimento através das novas formas de gestão e fantástica evolução tecnológica como nunca antes houvera. Este período foi marcado pela maior transformação econômica e social já presenciada.
Ela iniciou a transição do feudalismo para o capitalismo como esteio econômico e foi denominada revolução em função da enorme quebra de paradigmas imposta nas organizações e sociedade.
Foto 1.1: Locomotiva de 1825.
A invenção da máquina a vapor por James Watt foi a precursora dos novos sistemas produtivos. A partir dela observou-se a transferência da força humana para a máquina e a habilidade do artesão foi absorvida gradativamente pela produção em grande escala das indústrias. Esta foi a primeira fase, a fase do carvão e do ferro como forças motrizes do sistema produtivo.
Fonte: Salter (2012)
De pequenas oficinas a grandes fábricas, do artesão para a máquina. Esta evolução trouxe implicações para as atividades logísticas. A industrialização fomentou a aglomeração de pessoas em centros urbanos. No momento em que as pessoas deixaram o campo e se aglomeraram nas cidades, deixaram também a produção do próprio sustento. Com isso, houve a transferência do atendimento de suas