sistemas logicos e digitais
2. Projete o circuito lógico mais simples que seja capaz de controlar a porta de um elevador de um prédio de três andares. O controle é feito através de quatro entradas, como é explicado a seguir. M é um sinal lógico que indica quando o elevador está se movendo ou parado. F1, F2 e F3 são os sinais indicadores dos andares que são normalmente nível BAIXO, passando para nível ALTO somente quando o elevador está posicionado em um determinado andar. A saída do circuito é o sinal OPEN, que só deverá estar no nível ALTO quando a porta do elevador estiver aberta.
3. Displays de sete segmentos são comumente usados em calculadoras para apresentar cada dígito decimal. Cada segmento de um dígito é controlado separadamente, e quando todos os sete segmentos estão acesos, o número 8 é mostrado. Identifique os estados em que o segmento da esquerda superior fica ligado, como por exemplo, no momento em que o número 0 é mostrado. Projete um circuito que apresente um 1 sempre que um código BCD traduza para um número que use esse segmento.
4. Um código BCD é transmitido para um receptor remoto. Os bits são A3, A2, A1 e A0, sendo A0 o LSB. O circuito do receptor inclui um circuito detector de erro BCD que analisa o código recebido para saber se é um código BCD válido (ou seja, ≤ 1001). Projete esse circuito que produz uma saída em ALTO para qualquer condição de erro.
5. Um contador BCD gera uma saída de quatro bits representando o código BCD para o número de pulsos que é aplicado na entrada do contador. Por exemplo, após a ocorrência de quatro pulsos, as saídas do contador serão DCBA = 0100. O contador retorna para 0000 no décimo pulso começando a