Sistemas linux e windows
O Microsoft Windows é, mundialmente, o sistema operacional mais comum em computadores pessoais, apesar do grande número de cópias ilegais. A sua versão mais recente para desktops é o Windows 8, lançado em 26 de outubro de 2012. Para servidores, a última versão é o Windows Server 2008 R2, que também apresenta maior estabilidade.
HISTÓRICO OPERACIONAL (PRINCIPAIS VERSÕES) Este grupo de sistemas operacionais criados pela empresa americana Microsoft começou a ser produzido em setembro de 1981. Originalmente, era apenas uma interface gráfica (Windows 1.0, 2.0, 3.xx) – o que permitia a utilização do mouse, até então desnecessário em computadores do tipo IBM-PC – compatível com os sistemas DR-DOS, PC-DOS ou MS-DOS. Destes, apenas o último era produzido pela própria Microsoft e não possuía interface gráfica, funcionando através de comandos de texto introduzidos pelo utilizador através do teclado.
Até a versão 3.11, o sistema rodava em 16 bits (apesar de poder instalar um update chamado Win32s para adicionar suporte a programas 32 bits), daí em diante, em 32 bits. As versões a partir do XP e Server 2003 estão preparadas para a tecnologia 64 bits.
A partir do lançamento do Windows NT (New Technology), em 1993, passou a ser considerado um sistema operacional. Esta nova versão, que não possuía o MS-DOS, tinha como objetivo principal fornecer mais segurança e eficiência aos utilizadores do meio corporativo. Era um sistema operativo de 32 bits, multitarefa e multiutilizador. Teoricamente, pode-se modificar qualquer módulo sem a alteração do resto do sistema. Com ele, foi lançada a tecnologia NTFS.
Em agosto de 1995 foi lançado o Windows 95, com um grande salto em relação ao Windows 3.0. Houve mudança radical na apresentação da interface, com introdução do Menu Iniciar e da Barra de Tarefas. O MS-DOS perdeu parte da sua importância visto que o Windows já conseguia ativar-se sem dependência prévia do MS-DOS. O sistema multitarefa tornou-se mais