Sistemas Integrados de Gestão
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA DE PRODUÇÃO
“SIG”
ORIENTADOR: Prof. José Eduardo Freire
ALUNOS:
Alex Bigal R.A: 210243321
Dielton Bonfim R.A: 210243070
Matheus A. Leite R.A: 210243151
Tamires Queiroz R.A: 210243348
Taquaritinga-SP
2º semestre de 2012
SUMÁRIO
Sumário
Introdução
Os sistemas de informação (SI) são um grande diferencial competitivo no mercado atual. Pois através destes é possível manipular e administrar as informações de uma maneira geral.
O termo informação deriva de uma idéia na qual se conclui ser um conjunto de dados úteis. Pode-se dizer que dados são fatos, por exemplo, o nome de um funcionário, nome de um cliente, a quantidade de vendas realizadas em um dia, etc, porém a informação é o cruzamento desses dados, por exemplo, quantas vendas um funcionário fez no dia, qual o cliente que mais comprou etc.
Nota-se que com através da globalização, a informação passou a ser um fator competitivo e com os sistemas de informação um diferencial entre as empresas. Justamente por essa importância agregada a informação, esta passou a ter características como facilidade de entendimento, agilidade, precisão, confiabilidade, dentre outras para que possa ser tida como útil.
O mundo globalizado permitiu o surgimento dos sistemas de informação, que na verdade nada mais são do que um sistema que atribui a informação como elemento principal e tem por objetivo, armazenar e processar dados úteis e fornecer uma informação que seja adequada para atingir uma meta.
Observa-se que para que seja instalado um SI em uma empresa é necessário uma série de passos, como uma análise detalhada sobre os processos que serão automatizados, um entendimento profundo das regras de negócio que empresa precisa cumprir para estar de acordo com o que a lei permite treinamento de pessoal, contabilização dos recursos disponíveis para