Sistemas imersivos
Sistemas imersivos é então um tipo de interação onde que por meio de equipamentos a pessoa consegue entrar dentro de um universo novo que chamamos então de realidade virtual, Realidade virtual é uma interface avançada para aplicações computacionais, que permite ao usuário navegar e interagir, em tempo real, com um ambiente tridimensional gerado por computador, usando dispositivos multissensoriais como o capacete virtual, com qual consegue criar a ideia de um local totalmente novo, nesses capacetes há câmeras que passam imagens aos olhos de acordo com o movimento da cabeça, usa-se também luvas para que consiga tocar e sentir objetos virtuais podendo também interagir com eles podendo deformar carregar etc.
Nesta imagem temos alguns exemplos desse sistema, no canto inferior direito o primeiro capacete virtual desenvolvido pela Philco Corporation, chamado Head Sight Television system que permitia a observação de outros locais. “que permitiu um observador para ver operações perigosas de um local seguro” Jalkanen, Janne. No canto inferior esquerdo é o segundo equipamento desenvolvido este permitia a visualização de imagens 3D sobrepostas ao mundo real. As outras imagens são de equipamentos mais recentes. Esses equipamentos permitiam entrar em contato com a realidade virtual. A imagem no canto superior esquerdo a pessoa entra nessa bola e embaixo dela tem uma esteira assim a pessoa pode correr no mundo virtual.
Caves também é um sistema imersivo mas neste o espectador entra dentro de um comodo onde é projetado em todas as direções projeções 3D que com o uso de óculos o espectador se sente dentro daquele espaço.