sistemas hidraulicos urbanos
Sistemas Hidráulicos Urbanos
Qual a definição de:
Saneamento básico Saneamento é o conjunto de medidas, visando preservar ou modificar as condições do meio ambiente, com a finalidade de prevenir doenças e promover a saúde. Saneamento básico se restringe ao abastecimento de água e disposição de esgotos, mas há quem inclua o lixo nesta categoria. Outras atividades de saneamento são: controle de animais e insetos, saneamento de alimentos, escolas, locais de trabalho e de lazer e habitações.
Sistema de esgotamento sanitário único Consiste na coleta de águas pluviais, dos esgotos domésticos e dos despejos industriais em um único coletor.
Sistema separador absoluto Neste sistema, o esgoto doméstico e o industrial ficam completamente separados do esgoto pluvial. É o sistema adotado no Brasil.
Classificar os tipos de água esgotáveis de acordo com a origem. De acordo com a sua origem, os esgotos podem ser classificados tecnicamente da seguinte forma:
- esgoto sanitário ou doméstico ou comum é toda a vazão esgotável originada do desempenho das atividades domésticas, tais como lavagem de piso e de roupas, consumo em pias de cozinha e esgotamento de peças sanitárias, como por exemplo, lavatórios, bacias sanitárias e ralos de chuveiro.
- esgoto industrial é aquele gerado através das atividades industriais.
- esgoto pluvial é gerado a partir da coleta de águas de escoamento superficial originada das chuvas.
Quais as principais dificuldades para a implantação do sistema unitário de esgoto?
- dificulta o controle da poluição a jusante onerando o tratamento, em virtude dos grandes volumes de esgotos coletados e transportados em épocas de cheias e, consequentemente, o alto grau de diluição em contraste com as pequenas vazões escoadas nos períodos de estiagem, acarretando problemas hidráulicos nos condutos e encarecendo a manutenção do sistema;
- elevado custo das obras;
- exige altos