Sistemas Estruturais, Arranha-céus em baçanço
570 palavras
3 páginas
II TRABALHO DE SISTEMASESTRUTURAIS BÁSICOS
ARRANHA-CÉU EM BALANÇO
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ANÁPOLIS
DISCIPLINA: SISTEMAS ESTRUTURAIS BÁSICOS
PROF.: DANIEL
ALUNOS: Isabella Maria
Matheus Dias
Nuno Humberto
Ruymar Gomes
CONCEITOS E IDEIAS
Arranha-céu ou arranha-céus é um edifício alto, possui muitos andares, geralmente projetados para escritórios e uso comercial. Não existe uma definição oficial ou uma altura mínima para uma construção poder ser classificada como um arranha-céu. Uma característica comum dos arranha-céus é ter uma estrutura de aço que suporta as paredes externas, que servem como revestimento, em vez de paredes estruturais das construções convencionais. Alguns dos primeiros arranha-céus têm uma estrutura de aço que permite a construção de paredes estruturais mais altas do que aquelas feitos de concreto armado.
ESTUDO
Para uma construção normal, a maior parte dos acontecimentos do dia a dia não chega a afetar a estrutura do prédio ou da casa. Porém em um edifício de proporções tão grandes quanto as do Burj Khalifa (DUBAI), por exemplo, existem perigos extras que precisam ser levados em conta, como o vento.
Não estamos falando de um vento forte como um furacão — mas sim um vento normal do dia a dia! Esse fenômeno natural e praticamente inofensivo para casas e prédios de alturas mais baixas é algo que poderia ser a causa de um acidente sem precedentes, caso os engenheiros não se preocupassem durante a construção de um desses mega edifícios.
EMPIRE STATE BUILDING – NY - 1934
BURJ KHALIFA – DUBAI - 2010
Sem a resistência dos prédios ao redor, a parte de cima de um arranha-céu sofre com ventos muito mais fortes. Além disso, por não ter um ponto de apoio fixo no topo, ele pode balançar vários metros para os lados ou, em casos extremos, quebrar e simplesmente cair no meio da cidade.
Os prédios mais altos sofrem bastante com esse tipo de fenômeno e podem causar desastres de engenharia se as medidas corretas não forem tomadas. A forma do prédio, a