Sistemas Especialistas
Profª. Melissa Cavalcanti
Sistemas de Informação Noturno – 1º Semestre
Fundamentos de Administração I
Rafael Antônio Costa nº 30 Matr. 16349
Definição
Sistemas especialistas são programas que têm como objetivo simular o raciocínio de um profissional “expert” em alguma área de conhecimento bem específica.
Um Sistema Especialista se divide em duas palavras, que são Sistema - "Conjunto de elementos, materiais ou ideais, entre os quais se possa encontrar ou definir alguma relação" e Especialista - "Pessoa que se consagra com particular interesse e cuidado a certo estudo. Conhecedor, perito", sendo uma classe de programa de computador desenvolvido por pesquisadores de Inteligência artificial durante os anos 1970 e aplicado comercialmente durante os anos 1980. Em síntese, são programas constituídos por uma série de regras (às vezes também heurísticas) que analisam informações (normalmente fornecidas pelo usuário do sistema) sobre uma classe específica de problema (ou domínio de problema).
Um termo comumente relacionado é Wizard (Software). Como um sistema especialista, um wizard também é um programa de computador interativo que auxilia o usuário a resolver um problema. Normalmente, o programa faz buscas em base de dados com filtros de critérios informados pelo usuário. Infelizmente não há distinção universal entre as duas distinções, sendo assim, alguns programas baseados em regras também são chamados erroneamente de wizards.
Um sistema especialista (SE) é desenvolvido a partir da necessidade de se processar informações não numéricas, é capaz de apresentar conclusões sobre um determinado tema, desde que devidamente orientado e "alimentado".
É uma forma de sistema baseado no conhecimento especialmente projetado para emular a especialização humana de algum domínio específico. Irá possuir uma base de conhecimento formada de fatos e regras sobre o domínio, tal como um especialista humano faria, e devem ser capazes de oferecer