Sistemas Economicos Capitalismo
Sistema econômico em que os meios de produção, distribuição, decisões sobre oferta, demanda, preço, e investimentos são em grande parte ou totalmente de propriedade privada e com fins lucrativos e não são feitos pelo governo.
Os lucros obtidos são distribuídos para os proprietários que investem em empresas. No qual predomina o trabalho assalariado e é dominante no mundo ocidental desde o final do feudalismo. O termo capitalismo foi criado e utilizado por grandes socialistas e anarquistas como Karl Marx, Proudhon e Sombart, dentre o final do século XIX e no início do século XX, para identificar o sistema político-econômico, já existente na sociedade ocidental, no entanto o nome liberalismo era dado pelos idealizadores do sistema político-econômico ocidental, os britânicos John Locke e Adam Smith, dentre outros, já desde o início do século XIX.
Origens
Segundo alguns historiadores e economistas encontram-se a origem do sistema capitalista na passagem da Idade Média para a Idade Moderna, com o renascimento urbano e comercial dos séculos XIII e XIV e foi quando surgiu na Europa uma nova classe social: a burguesia que buscava o lucro através de atividades comerciais. Neste mesmo período, surgem também os banqueiros e cambistas, cujos ganhos estavam relacionados ao dinheiro em circulação, que era uma economia que estava em pleno desenvolvimento. Alguns pesquisadores identificam na burguesia, nos cambistas e banqueiros da época, ideais embrionários do sistema capitalista: lucro, acúmulo de riquezas, controle dos sistemas de produção e expansão dos negócios.
Primeira Fase: Pré-Capitalismo
Em meados do século XVI ao XVIII, iniciam-se com as Grandes Navegações e Expansões Marítimas Européias, uma fase em que a burguesia mercante começa a exploração de riquezas em outras terras fora da Europa. Os comerciantes e a nobreza estavam a procura de pedras preciosas e matérias-primas não encontradas em solo europeu. Estes comerciantes, financiados por reis