Sistemas distribuidos
1- Sistema distribuído consiste em componentes autônomos. Um segundo aspecto é que os usuários sejam pessoas ou programas acham que estão tratando com um único sistema.
2- Usado para mover ou transportar informações e dados entre programas de diferentes protocolos de comunicação.
4- É um sistema em que o usuário é privado do que ocorre internamente no sistema e mostrar apenas o que o usuário final necessita ver/saber. Os tipos de transparência são de acesso, localização, mobilidade, desempenho e escalabilidade.
8- É uma característica desejável em todo o sistema, em uma rede ou em um processo, que indica sua habilidade de manipular uma porção crescente de trabalho deforma uniforme, ou estar preparado para crescer.
14- comunicação sem fio.
Cap. 2
1- Como alternativa podemos usar um protocolo confiável orientado a conexão. Embora não seja inteiramente adequada para uma rede local devido a seu desempenho relativamente lento essa solução funciona perfeitamente bem em sistemas de longa distancia.
2- São programas que formam parte do nível de processamento, residem em um servidor separado, mas alem disso, podem ser parcialmente distribuídos pelas interfaces, aplicações e dados da maquina do cliente-servidor.
4- Embora maquinas clientes façam muito, também são problemáticas para gerenciar. Ter mais funcionalidade na maquina-cliente torna o software do Lado do cliente mais propenso a erros e mais dependente da plataforma subjacente do cliente, isto é, do sistema operacional e respectivos recursos.
10- os superpares só podem realizar comunicação com outros superpares. Os superpares devem comunicar-se somente com o superpar dentro de uma hierarquia.