Sistemas Distribuidos
Adilmar Coelho Dantas¹, Diogo de Andrade Silva², Fernando Augusto Zorzeto³, Robson Rosa4
¹²³4 Departamento de Informática – Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM)
Rua Blanche Galassi, 150, Bairro Morada da Colina, CEP: 38.411-104, Uberlândia/MG, Brasil.
adilmarcoelho@hotmail.com,diogo92@hotmail.com, fernandozorzeto@gmail.com,robson_2rs@hotmail.com
Abstract.
Nowadays the development of distributed systems led to a run the search for higher levels of processing has enabled the development of other major technologies of today, we see now study in depth three of these grids distributed systems.
Resumo. Hoje em dia o desenvolvimento dos sistemas distribuídos provocou uma corrida a busca por maiores níveis de processamento possibilitou o desenvolvimento de outras grandes tecnologias da atualidade, iremos ver agora estudar a fundo três destas grades sistemas distribuídos.
1. Introdução
Neste artigo descreveremos três arquiteturas de uma computação distribuída, afim de mostrar de uma forma clara a diferença de cada uma delas apresentando suas características.
2. Cluster
Computação em Cluster e um sistema que compreende a união de dois ou mais computadores ligados em rede, para executarem aplicações de tal forma que para o usuário pareça que ele só esta usando um único sistema, sendo esse conceito denominado transparência do sistema.
2.1. Tipos de Cluster
Alta Disponibilidade, estes modelos de clusters são construídos para prover uma disponibilidade de serviços e recursos de forma ininterrupta através do uso da redundância implícita ao sistema.
Balanceamento de carga, este modelo distribui o tráfego entrante ou requisições de recursos provenientes dos nodos que executam os mesmos programas entre as máquinas que compõem o cluster.
Combinação HA & Load Balancing, como o próprio nome diz combina as características dos dois tipos de cluster, aumentando assim a disponibilidade e escalabilidade de