Sistemas Distribuidos e Redes de Campo
Diogo Manuel Tavares Silva / André Manuel da Costa Freitas
Instituto Superior de Engenharia do Porto
Porto, PORTUGAL
Resumo
Este trabalho realiza-se no âmbito da disciplina de Sistemas Distribuídos de Instrumentação e Controlo do 3º ano do curso de Engenharia de Instrumentação e Metrologia.
Tem como objetivo apresentar os conceitos abordados na disciplina, tais como os sistemas distribuídos, redes de campo e protocolos de comunicação, componentes de instrumentação e controlo e sistemas de supervisão e interface gráfica. Para finalizar, foi efetuada uma conclusão, e apresentadas as referências utilizadas na elaboração deste trabalho.
Espera-se que o trabalho apresentado corresponda aos objetivos pretendidos.
1. Introdução
Os sistemas industriais e informáticos nos dias de hoje estão cada vez mais distribuídos, operando em ambientes dinâmicos e sujeitos a falhas, como a Internet. A implementação de sistemas distribuídos traz diversas vantagens, entre as quais a diminuição do tempo de execução, o aumento do grau de confiabilidade e disponibilidade e a inerente distribuição de uma aplicação. Com este trabalho pretende-se fazer um aprofundamento sobre os sistemas distribuídos e tudo que está diretamente relacionado com este, desde rede de campo, responsável por interligar diferentes mecanismos, protocolos de comunicação, responsável pela comunicação entre máquinas e entre sistemas, entre outros temas, visto que cada vez mais, estes são um meio para o futuro e para o desenvolvimento. A ligação entre todos estes elementos constitui o amplo universo dos sistemas distribuídos.
2. Sistemas Distribuidos
Um sistema distribuído segundo a definição de Andrew Tanenbaum é uma "coleção de computadores independentes que se apresenta ao usuário como um sistema único e consistente", outra definição, de George Coulouris, diz: "coleção de computadores autônomos interligados através de uma rede de