sistemas digitais
Passo 1
Classificação das memórias.
• Memórias Voláteis: São aquelas que mantém o seu conteúdo apenas enquanto há alimentação elétrica. Uma vez que a alimentação é desligada, o conteúdo se perde. O acesso aos dados é feito de forma aleatória ou randômica, byte a byte, atreves de endereço de memória. Devidem-se basicamente em:
RAM estática
RAM dinâmica
• Memórias Não Voláteis: São aquelas em que a informação é preservada mesmo após a perda da alimentação elétrica. Quando a alimentação é restabelecida, os dados podem ser novamente lidos sem nenhuma alteração no seu conteúdo.
ROM
PROM
EPROM
EEPROM
Flash RAM
Passo 2:
Característica
ROM
PROM
EPROM
EEPROM
Memória para leitura
X
X
Memória programável para leitura
X
Capacidade de permitir que dados sejam regravados.
X
X
Programável pelo usuário e pode ser apagada e reprogramada repetidamente através da aplicação de uma tensão mais elevada que a tensão normal de operação
X
Passo 3
a) Como a memória flash funciona?
A memória Flash possui uma grade de colunas e linhas que tem uma célula com dois transistores em cada interseção.
Embora existam dois tipos de memória Flash , a arquitetura interna delas são bem semelhante. Cada célula de memória segue basicamente o mesmo padrão, com dois transistores que representam o “Control Gate”, que é usado para ativar a célula e fazer a leitura dos dados, e o “Floating Gate”, que é onde são armazenadas as informações.
O Floating Gate fica exatamente entre duas camadas de óxido de silício, que por sua vez são carregadas negativamente. Isso impede que os elétrons armazenados no Floating Gate ”escapem”. Por isso que as memórias Flash têm a capacidade de armazenar dados sem a necessidade de alimentação elétrica por vários anos, até mesmo uma década. Veja uma representação de sua estrutura:
Os dois transistores são separados um do outro por uma fina camada de óxido. Um dos transistores é conhecido como porta flutuante e o outro é a porta de controle.