Sistemas Digitais e Microprocessadores
1. O que é usado para que o computador no seu nível mais baixo entenda as instruções vindas de seus níveis superiores? A Tradução e a Interpretação. Em ambos os métodos o computador executa as instruções em L1 que realizam sequências equivalentes a instruções em L0. A diferença é que na tradução, todo programa L1 é antes convertido para um programa em L0; o programa L1 é descartado e então o novo programa L0 é carregado na memória do computador e executado. Durante a execução é o programa L0 recém-gerado que está rodando no computador e quem o está controlando. Na interpretação, após o exame e a decodificação de cada instrução L1, ela é executada imediatamente. Nenhum programa traduzido é gerado. Aqui, o interpretador está no controle do computador. Para ele, o programa L1 é apenas uma coleção de dados. Os dois métodos são muito usados e cada vez mais cresce a utilização de uma combinação de ambos.
2. Cite quais os tipos de computadores, e fale um pouco sobre cada um deles.
Computadores descartáveis - São computadores muito simples composto de um único chip para desempenhar uma única função.
Microcontroladores – É um circuito integrado que possui internamente um microprocessador e todos os periféricos essenciais ao seu funcionamento.
Computadores para jogos – São os videogames, os consoles. São computadores normais, com recursos gráficos especiais e capacidade de som, mas software limitado e pouca capacidade de extensão.
Computador pessoal – São computadores de mesa e notebooks. Costumam vir equipados com centenas de megabytes de memória e um disco rígido que contém cerca de centenas de gigabytes de dados, um drive de CD-ROM/DVD, modem, cartão de som, interface de rede, monitor de alta resolução e outros periféricos.
Servidores – São computadores que oferecem aos seus clientes diversos serviços dedicados via rede de computadores.
Mainframe – É um computador de grande porte, dedicado normalmente ao processamento de um