sistemas de saude
SISTEMAS DE SAÚDE
Com o processo de independência do Brasil, a situação de saúde era bastante precária no País, não era organizada e não possuía escolas especializadas. Após a chegada da família Real para o Brasil, em 1808, o sistema de saúde foi beneficiado, em particular com a criação de hospital Real de Salvador e centro cirúrgico, surgindo duas universidades no Rio de Janeiro.
Em 1891, a situação de saúde , de acordo com a nova constituição em vigor, passava para o controle dos estados e municípios , realizando a distribuição e o surgimento de unidades de saúde.
Em 1892, foi criado o primeiro Centro Bacteriológico da cidade de São Paulo, realizando estudos no setor. A participação de Oswaldo Cruz foi decisiva para o combate da febre amarela , peste que matou 90000 pessoas . Após várias políticas de controle e vacinação, Oswaldo Cruz procurou imunizar uma grande quantidade de pessoas , contando com o apoio de 1500 pessoas, contribuindo decisivamente para a melhoria do sistema de saúde no Brasil.
Em 1920, Carlos Chagas implementou o Departamento Nacional da Saúde, realizando diversos investimentos no setor , incluindo o combate a varíola.
O Sistema único de Saúde surgiu com a Constituição de 1988 , sendo definida pelas Leis 8080 e 8142, destacando os princípios organizacionais e operacionais do Sistema.
Assim posto, a saúde no Brasil não evoluiu de forma satisfatória, apresentando uma grande quantidade de filas nos hospitais, falta de equipamentos e de medicamentos em quantidade suficiente.
Com isso, podemos concluir que o Sistema de Saúde Brasileiro necessita de muito investimento para a contratação de profissionais especializados e aquisição de material apropriado, bem como uma gestão eficiente da Administração Hospitalar.