Sistemas de recirculação
Centro de Ciências Agrárias
Curso de Graduação em Engenharia de Aqüicultura
Hidráulica Para Aqüicultura
PROJETO DE BOMBEAMENTO LAGOA DA CONCEIÇÃO PARA UM RESERVATÓRIO DO LABORATÓRIO DE MOLUSCO MARINHO.
Florianópolis
2010
1. INTRODUÇÃO
O projeto de bombeamento visa retirar água da Lagoa da Conceição, com a utilização de uma moto bomba, para um reservatório do laboratório de Moluscos Marinhos. O laboratório já possui um sistema de bombeamento que o abastece com água salgada na praia do Campi da Barra. Porem devido as grandes ressacas ocorridas ultimamente este vem sofrendo grandes avarias, que em alguns casos levou ao interrompimento completo do bombeamento da água por quebra de tubulações.
No atual momento esse sistema de bombeamento da praia passa por reformas e não está funcionando, e com isso o laboratório vem tendo dificuldade com a escassez de água salgada.
O projeto proposto vai ser implantado como principal fonte de água salgada para o laboratório, entretanto quando o projeto da praia for finalizado este sistema será um sistema secundário de obtenção de água, devido a melhor qualidade da água salgada do Campi da Barra. 2. CARACTERÍSTICAS DO PROJETO
O projeto vai ser executado no laboratório de moluscos marinhos como mostra o croqui (figura 1), com uma vazão de 4,25L/s (0,00425m³/s ou 15,3m³/h). O projeto possui 79,58m de tubulação em PVC, sendo que 20,10m de recalque e 59,48m de recalque.
A bomba vai estar afogada em relação a lagoa da conceição 0,95m abaixo do nível da água e transportara a água para um reservatório a 3,95m acima do nível da bomba.
Todas as peças que podem gerar perda de carga estão descritas na Tabela 1.
Figura 1: Local da tubulação em vermelho.
Tabela 1: Peças e conexões que geram perda de carga localizada
Peças/conexão Quantidade
Curvas 90º soldável 7
Uniões soldável 2
Tê 90º saída lateral soldável 2