Sistemas de numeração
Sistema decimal
O sistema Decimal é o sistema mais utilizado, normalmente para indicar quantidades, é constituído por dez algarismos: 0,1,2,3,4,5,6,7,8,9. No sistema decimal cada algarismo tem um valor posicional, cada algarismo tem um peso de acordo com a sua posição na representação do valor.
Sistema Binário
Uma vez que os sistemas digitais trabalham internamente com dois estados (ligado/desligado, verdadeiro/falso, aberto/fechado), o sistema binário torna-se mais utilizado por máquinas. O sistema binário utiliza os símbolos: 0, 1, para definir esses estados sendo cada símbolo designado por bit (binary digit).
Sistema Octal
O sistema octal é um sistema de numeração de base 8, contendo apenas 8 símbolos (0,1,2,3,4,5,6,7) para a representação de um valor. O sistema octal foi muito utilizado, como uma alternativa para o sistema binário, na programação em linguagem de máquina.
Sistema Hexadecimal
Sistema Hexadecimal é o sistema de numeração utilizado para programar microprocessadores, equipamentos de estudo e sistemas de desenvolvimento. Utiliza os símbolos: 0,1,2,3,4,5,6,7,8,9 do sistema decimal e as letras A,B,C,D,E,F.
Conversão de bases
Conversão de base decimal para binário
Para realizar a conversão de números inteiros do sistema decimal para o binário é utilizada a técnica de divisões sucessivas. Esta técnica consiste em dividir o número original pela base 2, o resto da divisão será um dígito e o resultado da divisão é novamente dividido por 2. Esta última etapa se repete até que o resultado da divisão seja zero.
Exemplo: Como mostra o exemplo, após as sucessivas divisões, os dígitos (resto da divisão) são ordenados a partir da direita para a esquerda, formando assim o código binário.
Conversão de decimal para octal
Utiliza-se divisão sucessiva para encontrar o valor octal a partir o número decimal.
Exemplo:
Conversão de decimal para hexadecimal
Da mesma maneira que é feita a conversão de decimal para binário, a