Sistemas de numeração E Conversão de bases - Octal e Hexadecimal
Aula 03
Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho
Este material é parte integrante da disciplina oferecida pela UNINOVE.
O acesso às atividades, conteúdos multimídia e interativo, encontros virtuais, fóruns de discussão e a comunicação com o professor devem ser feitos diretamente no ambiente virtual de aprendizagem UNINOVE.
Uso consciente do papel.
Cause boa impressão, imprima menos.
AULA 3
OBJETIVOS
Cálculo de conversão de bases para responder às questões pertinentes à execução das especificações nas configurações de sistemas, comunicação remota e linguagem de máquina.
SISTEMAS DE NUMERAÇÃO E CONVERSÃO DE BASES – OCTAL E
HEXADECIMAL
Sistema octal
O sistema de numeração de base 8 que utiliza os caracteres de 0 a 7 do sistema de numeração decimal, na respectiva ordem, é chamado de sistema octal. Esse sistema era mais utilizado antigamente, pois é uma simplificação do sistema binário:
3 dígitos binários eram substituídos por 1 dígito no sistema octal, porque o valor máximo de um número de 3 dígitos binários é 111, ou seja, 7, que é o número máximo de caracteres diferentes utilizados pelo sistema octal (base 8). Atualmente, o sistema octal entrou em desuso pela utilização cada vez maior da informática e de circuitos eletrônicos digitais, que empregam somente números binários. Em substituição ao sistema octal, é utilizado o sistema hexadecimal.
decimal
octal
0
0
1
1
2
2
3
3
4
4
5
5
6
6
7
7
8
10
9
11
10
12
11
13
12
14
...etc.
...etc.
Sistema hexadecimal de numeração
O sistema hexadecimal de numeração pode representar quatro bits do sistema binário por um dígito (o número máximo obtido com quatro dígitos binários é 16 10, que é a base do sistema hexadecimal) utilizando os dígitos de 0 a 9 do sistema decimal e representando os números de 10 a 15 pelos caracteres A, B, C, D, E, F.