Sistemas de Metas Inflacionarias 2002 2003
Cássia Cilene Takach De Camargo *
Professor Orientador Manuel Antonio Munguia Payés **
* Bacharel em Ciências Econômicas pela Uniso, Sorocaba, SP, Brasil. E-mail:
** Docente e Orientador do curso de Economia da Uniso, Sorocaba, SP, Brasil. E-mail:
RESUMO: Este artigo apresenta as razões da diferença entre o IPCA efetivo e a meta inflacionária nos anos de 2002 e 2003. O estudo caracteriza-se como bibliográfico e explicativo e conclui que, nos anos aqui estudados o índice das metas inflacionárias não foi atingido tendo em vista as crises externas, medo de mudança de governo dos investidores e taxa cambial em alta.
Palavras-chave: Sistema de metas inflacionárias; Economia; taxa de câmbio.
ABSTRACT: This paper deals with the analysis of the main factors why that the goals were not within the stipulated in 2002 and 2003. The study characterized as explanatory and bibliographic and concludes that, in the years studied here, the index of inflationary targets has not been achieved in view of external crises, fear of change of Government of investors and high foreign exchange rate.
Keywords: inflationary targets system; Economy; Exchange rate.
1 INTRODUÇÃO
O sistema de metas foi implementado em 1999, após a adoção do sistema de taxa de câmbio flutuante. Essa mudança de regime originou uma alteração na estrutura de transmissão monetária no Brasil. Com o passar do tempo, o Banco Central tem buscado se aprofundar sobre como funciona a economia, de modo a poder estruturar a política monetária para que seja eficaz, procurando ainda garantir um que a população utilizando estratégias de comunicação.
O Banco Central (2011) busca a interação com o mercado, a partir do monitoramento ordenado das perspectivas, cujas metas de apuração também são reconhecidas internacionalmente.É importante destacar que quando se possibilita o planejamento de consumidores e investidores este se expanda e