Sistemas de informações
Aspectos Tecnológicos
Curso: RH – 2º período
Disciplina: SISTEMA DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS
Educador: EDUARDO COSTA
Alunas: Aline Garcia Karoline Soares Livia Pereira Marília Diniz Renaly Pereira Estela Farias
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO: Aspectos Tecnológicos
Arquitetura aberta:
Nas décadas de 50, 60, e 70, vários fabricantes diferentes disputavam o mercado. Cada um desenvolvia seus próprios computadores, que eram incompatíveis entre si. Tanto o hardware quanto o software para cada arquitetura não funcionavam nas outras.
Causas: ineficiência generalizada, pois cada fabricante tinha que desenvolver tudo, da placa-mãe ao sistema operacional.
No começo dos anos 80, surgiu então o PC que é uma arquitetura aberta, um conjunto de padrões que permite usar periféricos de vários fabricantes diferentes e rola vários tipos de sistemas operacionais.
Como os micros PC possuem uma arquitetura aberta, diversos fabricantes diferentes podem participar, desenvolvendo seus próprios componentes baseados em padrões já definidos.
Hardware:
É o equipamento físico usado para atividades de entrada, processamento e saída de um sistema de informação.
Elementos do hardware: São todos os tipos de elementos de entrada e saída.
CPU: unidade central de processamento. É o elemento responsável pela execução dos programas.
ULA: unidade (unidade lógica e aritmética): responsável por realizar operações lógicas e aritméticas, sobre os conteúdos dos registradores.
UC: (UNIDADE DE CONTROLE): É o componente inteligente do computador, que contém um programinha residente chamado micro programa, responsável por todo o funcionamento do hardware.
Memória: É um dispositivo de armazenamento de dados. É na memória que são carregados todos os programas a serem executados pela CPU.
Dispositivos