Sistemas de informações gerencias
USO INADEQUADO DE TECNOLOGIA E DA INTERNET NO TRABALHO
[Escolha a data]
[Digite o nome da empresa]
ALUNOS
INTRODUÇÃO
A presença cada vez mais forte dos computadores em nossas vidas, a capacidade de coletar e analisar dados pelas empresas e pelo Estado, e de disseminá-los através das rápidas vias das telecomunicações, nos têm proporcionado benefícios, mas, na mesma proporção, também malefícios.
Os benefícios originados com o avanço da tecnologia redu zem os custos e trazem celeridade à comunicação entre as pessoas dos diversos continentes do mundo, tornando a sociedade mais globalizada.
Como as informações rápidas e seguras são imprescindíveis para as empresas, faz-se necessário que haja investimento em sistemas para garantir a competitividade e o dinamismo de suas atividades.
Porém, dando condições de acesso à internet ao funcionário não significa apenas que ele receberá informações para o desenvolvimento de suas atividades profissionais. A Internet permite o acesso a sites cujas informações não condizem com a atividade empresarial, nem tampouco informam, reciclam ou atualizam os conhecimentos do funcionário que os acessa.
O uso inadequado da internet no ambiente de trabalho tem gerado intranqüilidade de muitos gestores nas organizações em decorrência da perda de produtividade, concentração, segurança, qualidade dos trabalhos desenvolvidos e ainda os riscos legais que esta atitude implica.
Outra
conseqüência
trazida
pelo
inadequado
uso
da
internet
é
o
comprometimento da rede da corporação com conteúdos e acessos pessoais a sistemas já um tanto “carregados”, comprometendo o bom funcionamento da rede de comunicação.
No local de trabalho, o empregador tem uma preocupação legítima para que o empregado não divulgue informações confidenciais da empresa a outrem ou que não transmita correios eletrônicos com conteúdo não apropriado que não sejam relacionados ao trabalho,