SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS
O capitulo “Sistemas de Informação na Empresa” do livro Sistemas de Informação Gerenciais: Administrando a Empresa Digital, de Kennth C. Laudon e Jane P. Laudon, aborda sobre a utilização dos sistemas de processamento nos diferentes níveis e áreas das empresas.
1.1 PRINCIPAIS APLICAÇÕES DE SISTEMAS NA ORGANIZAÇÃO
Como há diferentes interesses, especialidades e níveis em uma organização, existem diferentes tipos de sistemas. Nenhum sistema sozinho pode fornecer todas as informações de que uma empresa necessita.
1.1.1 Diferentes Tipos de Sistemas
Quatro tipos principais de sistemas de informação atendem aos diferentes níveis organizacionais: Os sistemas do nível operacional dão suporte aos gerentes operacionais, acompanhando atividades, e transações elementares da organização. O principal propósito de um sistema desse nível é responder a perguntas de rotina e acompanhar o fluxo de transações pela organização.
Sistemas do nível de conhecimento dão suporte aos trabalhadores do conhecimento e de dados da organização. Seu propósito é auxiliar a empresa comercial a integrar novas tecnologias ao negócio e ajudar a organização a controlar o fluxo de documentos.
Sistemas do nível gerencial atendem às atividades de monitoração, controle, tomada de decisões e procedimentos administrativos dos gerentes médios. A principal consulta endereçada a esses sistemas é: as coisas estão indo bem? Os sistemas gerenciais têm a característica de produzir relatórios periódicos sobre as operações; em vez de informações instantâneas.
Sistemas do nível estratégico ajudam a gerência sênior a atacar e enfrentar questões estratégicas e tendências de longo prazo tanto na empresa quanto no ambiente externo. Sua principal preocupação é compatibilizar as mudanças no ambiente externo com a capacidade da organização.
Sistemas de informação também atendem às principais funções empresariais, como vendas e marketing, fabricação, finanças, contabilidade e