Sistemas de Informações Gerenciais
Reflexões Sobre Tecnologia da Informação
Recife
2014
Introdução
Um dos grandes vetores das transformações no cenário competitivo é a contínua evolução da tecnologia que, em virtude de sua grande disseminação, afetou de modo significativo todas as atividades humanas e fez crescer o grau de incerteza e imprevisibilidade do futuro. Dentre as novas tecnologias, destaca-se a Tecnologia da Informação (TI), que passou a ser um importante componente competitivo para as organizações (ALBANO, 2001).
Conforme ALBERTIN (1996), a implementação de um sistema de Informação é mais do que simplesmente instalar um sistema desenvolvido e treinar usuários a utilizá-lo. Para que esta implementação alcance e ainda possa oferecer o que se espera é necessário, desde o início de seu desenvolvimento até sua implementação, estudar o contexto no qual ele está inserido e formar um ambiente propício para garantir seu desenvolvimento, sua implementação, sua aceitação e uso.
É muito difícil para uma empresa escapar dos efeitos da revolução causada pela informação. Os gestores cada vez mais gastam recursos com a tecnologia da informação e se envolvem na sua gestão (PORTER e MILLAR, 1985).
Para discutir a impacto da Tecnologia da Informação esse trabalho visa expor uma breve reflexão sobre de como a TI afeta as organizações.
1. Como garantir o uso adequado ?
Novas exigências são impostas a cada dia para que as empresas se mantenham no mercado. No atual cenário, a Tecnologia da Informação possui capacidade para reestruturar empresas e muitas vezes trazem mudanças positivas ou negativas para a organização e também para os indivíduos que nela atuam. Através da TI é possível obter maior controle e uma gestão mais eficiente, tornando as empresas ágeis para responder as exigências do mercado.
Para alcançar seus objetivos as empresas precisam garantir o uso adequado da TI e