Sistemas de Informações Gerenciais
O SIG (Sistema de informação gerencial) tem se torna uma ferramenta necessária para as organizações, ajuda os gestores a gerenciar a eficiência e eficácia nas organizações. Um SIG gera produtos de informação que apoiam muitas necessidades de tomada de decisão administrativa e são o resultado da interação colaborativa entre pessoas, tecnologias e procedimentos, que ajudam uma organização a atingir as suas metas.
Os Sistemas de Informação Gerencial são parte integrante das estratégias empresariais, pois a comunicação e a informação são de grande valor nas organizações. A qualidade da decisão tomada pelo gerente vai depender da qualidade e relevância das informações disponíveis. Por isto é muito importante investir em um SIG para oferecer informações rápidas, precisas e principalmente úteis, que irão garantir uma estruturação de gestão diferenciada, o que resultará em vantagem competitiva sobre as demais empresas.
1 FASES DA METODOLOGIA DE DESENVOLVIMENTO E IMPLEMENTAÇÃO DO SIG
A) Administração do SIG. Corresponde à Identificação e à definição das necessidades de informações estratégias, táticas e operacionais.
O executivo deve começar pela consideração de quais são as informações necessárias, ou seja, as que estão dentro do campo da missão da empresa.
E, dentro da missão, deve considerar tanto as informações referentes aos negócios atuais quanto aos negócios potenciais, tendo em vista que um dia o negócio potencial pode passar a ser um negócio atual, ou seja, o executivo deve ter, dentro de uma relação custo versus benefício interessante.
Alguns instrumentos de administração que proporcionam boa sustentação ao processo decisório inerente às informações da relação produto versus mercado são as varias técnicas de analise de posições competitivas existentes e à disposição dos profissionais do ramo.
Aspecto a se considerar são as fontes geradoras de informações, embora toda empresa apresente a predisposição de ter alguma forma de