Sistemas de informação
•A Estatística originou-se com a coleta e construção de tabelas de dados para o governo.
• A situação evoluiu e esta coleta de dados representa somente um dos aspectos da Estatística. • No século XIX, o desenvolvimento do cálculo de probabilidade e outras metodologias matemáticas, tais como a técnica de Mínimos Quadrados, foram fundamentais para o desenvolvimento da Estatística
1
Histórico
•Somente no século XX a Estatística desenvolve-se como uma área específica do conhecimento a partir do desenvolvimento da Inferência Estatística; uma metodologia baseada em probabilidade que tem ampla aplicação nas ciências experimentais. •A Estatística hoje consiste num metodologia científica para obtenção, organização e análise de dados, oriundos das mais variadas áreas das ciência experimentais, cujo objetivo principal é auxiliar a tomada de decisões em situações de incerteza.
2
Histórico Etapa inicial da análise utilizada para descrever, organizar e resumir os dados coletados. A essência da ciência é a observação. A ciência que se preocupa com a organização, descrição, análise e interpretação dos dados experimentais é denominada de Estatística, um ramo da Matemática Aplicada. A palavra estatística provêm de “Status”. A disponibilidade de uma grande quantidade de dados e de métodos computacionais muito eficientes revigorou esta área da Estatística.
3
Conceitos
O diagrama seguinte mostra o contexto em que se situa o estudo da Estatística, aqui subdividido em Estatística Descritiva e Estatística Indutiva (ou Inferencial).
4
Conceitos
A Estatística Descritiva está relacionada com a organização e descrição de dados associada a cálculos de médias, variâncias, estudo de gráficos, tabelas, etc.. É a parte mais conhecida . A Estatística Indutiva é o objetivo básico da ciência. A ela está associada, Estimação de Parâmetros, Testes de Hipóteses, Modelamento, etc.. No Cálculo de Probabilidades, está a essência dos modelos