Sistemas de informação
Sistemas e tecnologia da informação podem ser considerados como uma peça fundamental para alcançar o sucesso empresarial e organizacional. Portanto, possuir dados, saber que possui informações disponíveis e saber extrair conhecimento destas informações, gera enorme vantagem competitiva.
No entanto, os sistemas de informação possibilitam um maior e melhor rendimento através da tecnologia e regras definidas, onde apontam resultados desejados atribuídos pelas variáveis estabelecidas.
Segundo Laudon e Laudon (2007), tecnologia da informação (TI), define-se como todo software e hardware que uma empresa necessita para atingir seus objetivos organizacionais, isso incluem computadores, drives, e também softwares como, por exemplo, os sistemas operacionais Windows ou Linux, Microsoft Office entre vários outros softwares. Entretanto, SI (Sistemas de Informação) se tornam mais complexos de serem compreendidos, eles devem ser analisados tanto da perspectiva tecnológica quanto da organizacional.
Conceitos de Sistemas de Informação
Na visão de Laudon e Laudon (2007) e Stair e Reynolds (2010), sistemas de informação podem ser definidos como sendo um conjunto de componentes inter-relacionados que coletam (ou recuperam), processam, armazenam e distribuem informações, que destinam a apoiar na tomada de decisões, coordenação e controle de uma organização e, além disso, esses sistemas também auxiliam os gerentes e colaboradores na análise de problemas, visualização de assuntos complexos e na criação de novos produtos.
Os sistemas de informação definem-se como sendo um conjunto organizado de pessoas, hardware, software, redes de comunicação e recursos de dados que coleta, transforma e dissemina informação em uma organização como mostra a figura 1 (O’BRIEN, 004 e TURBAN et al., 2007).
Figura 1 - Componentes básicos de um Sistema de Informação
Fonte: adaptado de (O’BRIEN, 2004)
Segundo Turban et al. (2007) e Stair e Reynolds (2010), os