Sistemas de informação
O Administrador de Sistemas é responsável pela instalação, manutenção e administração de sistemas, assim como da infra-estrutura informática que os suporta, cabendo-lhe colaborar com os fornecedores durante a fase de instalação e manutenção de todos os produtos e serviços afetados. Cabe a este profissional procurar criar a configuração mais adequada às necessidades de cada empresa, fazendo sempre uma correta utilização de todos os recursos disponíveis, sem esquecer os diferentes utilizadores.
Estas funções são mais vastas do que à primeira vista pode parecer e, nesse sentido, este profissional deverá procurar criar medidas para o funcionamento e manutenção dos sistemas, assim como dos respectivos procedimentos de proteção.
Paralelamente, este profissional procurará conceber as medidas adequadas à manutenção de meios e condições para a proteção do sistema e da informação, bem como perspectivar novos recursos necessários para uma utilização plena do sistema. Faz igualmente parte das atribuições do Administrador de Sistemas a proposta de regras e de mecanismos de acesso dos diversos utilizadores e a definição de normas de salvaguarda e de recuperação da informação, a fim de prevenir elevados estragos.
Existem algumas áreas que são especializadas do profissional de Adm de Sistemas, que são
• Administração de Banco de Dados
• Administração de Redes
• Analista de Segurança
• Administrador Web
O Administrador de Sistemas tem uma grande função também na Administração de Sistemas Operacionais, pois o Sistema operacional é o mais importante para a utilização de um computador, seja ele para fins particulares como para fins profissionais.
Sistema Operacional é um programa de controle do computador.