Sistemas de informação e negócios
Atualmente a informação se constitui em um dos principais patrimônios de uma empresa, podemos chegar a um consenso que plenamente para uma empresa obter sucesso ela precisa gerenciar bem o tráfego de informações, não importa o porte dela ou ramo de atividade, depende, de fato e cada vez mais, de informações. Elas são essenciais para as atividades de qualquer nível hierárquico empresarial, sendo que todos os processos de negócio se baseiam em informações.
1. CONCEITOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Sistemas de Informação é a expressão utilizada para descrever um sistema automatizado ou manual, que envolve pessoas, máquinas, e métodos para organizar, coletar, processar e distribuir dados para os usuários do sistema envolvido. Um Sistema de Informação poder ser usado então para prover informação, qualquer que seja o uso feito dessa informação.
Sistemas de Informação são processos administrativos que envolvem processos menores que interagem entre si. O sistema é dividido em subsistemas que podem ser: produção/serviço, venda, distribuição, materiais, financeiro, recursos humanos e outros, dependendo do tipo de empresa. O departamento de informática da empresa cruza esses subsistemas, o que leva a uma abordagem sistemática integrativa, envolvendo questões de planejamento estratégico da empresa.
1.1. Evolução dos Sistemas de Informação
Os sistemas de informação surgiram antes mesmo da informática. Antes dos computadores, as organizações se baseavam basicamente em técnicas de arquivamento e recuperação de informação. Existia a figura do “arquivador”, a pessoa responsável em organizar os dados, registra-los, catalogá-los e recupera-los quando necessário.
Esse método exigia um grande esforço para manter os dados atualizados e também para acessá-los. As informações em papel não possibilitavam o cruzamento de informações e analise de dados. Por exemplo, a atualização do inventário de estoque exigia um grande numero de pessoas, o que aumentava a