Sistemas de informação gerencial
Sistemas de Informação Gerencial
ESTUDO DIRIGIDO
Professor:
Josemar
Alunas / 2ADMA:
Ana Paula Eugênio Ribeiro
Alessandra Francisco Ferreira
Lígia Cristina Monteiro
São José dos Campos
Plano de Investimento em TI de um supermercado
O grande fluxo de produtos e pessoas que entram e saem de um supermercado por dia é muito grande. E para atender e satisfazer seus clientes ocorre inúmeras transformações e investimento, principalmente para competitividade. Com isso a utilização da Tecnologia da Informática torna-se cada vez mais indispensável para a gestão do negócio.
Um supermercado que trabalha 24h, com setores alimentícios, limpeza, entre outros deseja sempre a eficiência no desempenho operacional, a redução de custos, a necessidade de integração com a cadeia logística, as crescentes exigências legais, fiscais, tributárias.
Para isso não basta apenas adquirir um ótimo sistema de informações gerencias e achar que vai ser necessário, quando um sistema não é atualizado mensalmente ou anualmente ele tente a deixar as operações mais lentas e vulnerabilidades muito grandes.
É necessário que esta seja implementada e atualizada com todos os setores da empresa e de maneira adequada, ou seja, para realmente possa contribuir para as decisões gerenciais e estratégicas da empresa.
O supermercado é composto por diversos itens usados em vários departamentos, o microcomputador (PC) é o mais usado em quase todas as áreas, principalmente, caixa, financeiro, administrativo, marketing e TI. O scanner ou conhecido como leitor de código de barras, dispositivo de reconhecimento de caracteres, que convertem o código de barras em formato digital para leitura nos computadores, é utilizado na frente de caixas.
O departamento administrativo, supervisores e alguns estoquistas, utilizam o coletor de dados, um microcomputador de mão com capacidade de memória e dimensões reduzidas. Porém permite a captura dos dados pelo seu próprio teclado ou